
TERAPIA OCUPACIONAL
NA INTEGRAÇÃO SENSORIAL

Técnica de tratamento preconizada pela terapeuta ocupacional americana Jean Ayres, a Integração Sensorial (IS) IS é o processo pelo qual o cérebro naturalmente organiza as informações que recebe do ambiente, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, para modular as sensações do próprio corpo em relação ao meio externo. Ayres define a integração sensorial como sendo “a organização de informações sensoriais, provenientes de diferentes canais sensoriais, e a habilidade de relacionar estímulos de um canal a outro, de forma a emitir uma resposta adaptativa.” Ou seja, é um processo em que a sensação do nosso próprio corpo e do ambiente é organizada no cérebro e torna possível seu uso eficiente em qualquer ambiente apresentado. Sendo assim, Integração Sensorial é um processo natural do ser humano, mas a abordagem de Integração Sensorial é uma técnica específica que pode ser realizada apenas por Terapeutas Ocupacionais certificados para auxiliar neste processo quando há dificuldades ou alterações no desenvolvimento do mesmo.
Quando tudo “vai bem” na formação do processamento sensorial, torna-se possível a interação social, manter a atenção e a concentração e desenvolver adequadamente as demais habilidades neuropsicomotoras. Contudo, por diversos motivos, uma criança pode apresentar um déficit na capacidade de envolver-se com eficiência nestas ações em períodos críticos do desenvolvimento, o que pode interferir no desenvolvimento cerebral correto e, consequentemente, ocasionar dificuldades em sua capacidade global.
Quanto mais cedo são identificadas possíveis áreas com déficit, melhor será a adequação do tratamento terapêutico, aumentando assim as chances desta criança em desenvolver-se de forma normal. Ainda assim, graças à plasticidade do sistema nervoso, resultados significativos podem ser atingidos mesmo de forma mais tardia.
A técnica de tratamento da IS se utiliza de um espaço terapêutico com estruturas e equipamentos suspensos, de forma a promover movimentos que ativam os sistemas sensoriais. Fazem parte deste ambiente materiais que promovem diversas experiências táteis, visuais, olfativas, gustativas e auditivas, além de balanços, redes, trapézio, câmara de pneu, escorregador, dentre outros. Todos são usados de forma planejada e estruturada para cada demanda.
A técnica da Terapia Ocupacional em IS destina-se a crianças e adultos que apresentem disfunções sensoriais, as quais interfiram no desempenho das atividades da vida diária, escolar e no convívio social. Contudo, ressaltamos que na “Cuidar” o setor de Terapia Ocupacional é especializado na infância, atendendo crianças de zero a dez anos.
É indicada para crianças e adultos que apresentem questões como:
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Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras Disfunções Sensoriais;
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Questões Neurológicas como Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância (Paralisia Cerebral), Síndromes e Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM).