
APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR
Apesar de a inclusão da pessoa com deficiência na escola regular ser garantida por lei, é sabido que sua efetivação envolve barreiras de diferentes ordens. Assim, muitas vezes a inserção do estudante com deficiência na escola ocorre de forma desafiadora para todos: estudante com deficiência, colegas, família, professores e equipe escolar em geral. Em outras palavras, por mais que haja muito empenho por parte dos envolvidos e que a escola se dedique fortemente à inclusão, algumas vezes a inserção ocorre sem que a equipe de educadores e demais profissionais do ambiente escolar estejam preparados para receber demandas específicas do aprendiz com deficiência e até mesmo adaptar o ambiente escolar para recebe-lo.
Por isso, o serviço de terapia ocupacional para apoio para inclusão escolar funciona como um matriciamento, uma capacitação, para escolas e/ou educadores que desejem orientação e auxílio para adaptar mobiliário escolar, atividades e outras questões pertinentes à inclusão para que a escola não seja apenas um ambiente “para todos”, mas, sim, um ambiente “para cada um”, de forma que cada estudante se sinta pertencente e ativo no espaço que é tão decisivo no desenvolvimento humano.

