
FISIOTERAPIA EM ORTOPEDIA

A Fisioterapia em Ortopedia tem por objetivo investigar, estudar, prevenir e tratar as afecções do aparelho locomotor e de sustentação.
Os elementos básicos do aparelho locomotor são os ossos, músculos e articulações além, naturalmente, de estruturas comuns a outros sistemas como vasos, nervos, tecido de revestimento etc.
As queixas mais frequentes do paciente ortopédico são dor, limitação de movimento ou deformidade. Este quadro, geralmente, leva a graus variados de incapacidade física com interferência na relação familiar, social e profissional. Exemplificando, a lombalgia é, hoje, a maior causa de afastamento do trabalho e uma das maiores causas de aposentadoria por invalidez.
Outras patologias comuns no tratamento do paciente ortopédico são: tendinites, bursites, cervicalgia, osteoartrose, entorses, fraturas, luxações, contusões e rupturas musculares/ligamentares.
Algumas técnicas que utilizamos:
Cinesioterapia: A cinesioterapia é o uso do movimento ou exercício como forma de tratamento. O exercício terapêutico tem como objetivo manter, corrigir e/ou recuperar uma determinada função, ou seja, restaurar a função normal do corpo ou manter o bem estar.
Quiropraxia: O termo “Quiropraxia” é derivado de duas raízes gregas: “ Quiro” (Mãos) e “Praxis” (Praticar), significando “praticar com as mãos”. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com enfoque particular nas subluxações.
Dry Needling: Trata-se de uma técnica em que se utiliza o “agulhamento seco”, sem nenhuma medicação, em pontos anatômicos específicos no tratamento da dor miofascial. Pode ser empregado no tratamento de diversos distúrbios musculares locais, como: torcicolos, trigger points, síndrome miofascial, cefaleia tencional, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e também dores articulares. É um excelente recurso na diminuição e até mesmo na cura de dores musculares, podendo ser aplicado em combinações com outras terapias ou mesmo como uma terapia isolada.
Eletrotermofototerapia: Recursos terapêuticos amplamente utilizados pela fisioterapia através da aplicação de correntes elétricas, agentes térmicos (calor e frio) e interação da irradiação eletromagnética da luz comos tecidos biológicos. Além de ser uma ferramenta poderosa para promover contração muscular fisiológica, analgesia e reintegrar as funções neuromusculares, pode melhorar funções metabólicas dos sistemas endócrino, vascular e tegumentar.